Sobre


-//-

Nome do projeto: Encontro Pernambucano de Neopaganismo
Temática: Cultura e diversidade religiosa
Público-alvo: Membros do movimento, estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e demais pessoas interessadas nas temáticas sociais abordadas. 
Abrangência: Regional

O Encontro Pernambucano de Neopaganismo - ENCPENP - acontece anualmente na cidade do Recife, está inserido no contexto nacional do Programa de Incentivo à Cultura e em sintonia com o Comitê Nacional de Diversidade Religiosa. O Neopaganismo é um movimento surgido no século XX que engloba diversas culturas e vertentes religiosas, sendo algumas de origem pré-românica.


Com o decorrer dos anos, esse movimento tem crescido no Brasil, em especial no estado de Pernambuco, onde já acontecem eventos independentes com tal temática. Devido à falta de conhecimento da população, os diversos grupos deste movimento acabam sendo marginalizados e discriminados devido à intolerância religiosa, tendo suas crenças e práticas religiosas reduzidas a uma visão fabulista e depreciativa. O ENCPENP pretende possibilitar a troca de conhecimento e a integração entre pessoas e diversos segmentos da sociedade em torno de temas de relevância para a comunidade e que seguem no sentido de preservar a liberdade de culto e prática religiosa. O evento busca também abrir espaço para a manifestação das diversas manifestações culturais, resguardado pela Lei 13.490/10 de incentivo à cultura, promovendo ações tanto socioculturais, educativas e de cunho acadêmico.


O Encontro Pernambucano de Neopaganismo constitui um projeto iniciado em 2012 em que ativistas e pesquisadores de Pernambuco e demais estados das regiões Norte e Nordeste promoveram uma discussão sobre as diversas vertentes do neopaganismo existentes em Pernambuco e no Nordeste em geral através de um ciclo de palestras, vivências, debates e mesas-redondas. A iniciativa foi inspirada no Encontro Parahybano de Neopaganismo, que ocorre todos os anos juntamente ao Encontro da Nova Consciência, em Campina Grande na Paraíba.